FANDOM


1363791655 Sapkowski-Andrzej 761 29 Lodz 1999

1999

Andrzej Sapkowski, nascido em 21 de junho de 1948 em Łódź, Polônia, é o criador da Saga Geralt de Rivia.

Ele é casado e tem um filho.

Biografia Editar

Sapkowski é formado em Economia na Universidade de Łódź e, antes de se tornar escritor de fantasia, trabalhou no comércio exterior de peles, na empresa Skórimpex. O ingresso na carreira literária, no entanto, foi como tradutor de "The words of Guru", de Cyril Kornbluth para a revista mensal Fantastyka. Mas sua fama aumentou através de uma série de contos e uma saga de cinco volumes iniciados como o conto O Bruxo (Original: "Wiedźmin"), publicado em dezembro de 1986 na popular revista de literatura fantástica, "Fantastyka". Além disso, ele publicou um ensaio sobre os Cavaleiros da Mesa Redonda, "Świat króla Artura. Maladie." (O Mundo do Rei Artur. Maladie); um léxico de um amante de fantasia, "Rękopis znaleziony w Smoczej Jaskini" (Manuscrito encontrado na Caverna de um Dragão); um guia para pessoas que começam a jogar no RPG intitulado "Oko Yrrhedesa", (O olho de Yrrhedes); romances da série sobre Reinmar de Bielau, chamado Reynevan, e muitas histórias e artigos em revistas e coleções de contos.

A saga que mais lhe deu destaque conta a história de Geralt de Rívia, um bruxo geneticamente modificado, treinado no castelo de Kaer Morhen, no norte de Kaedwen, no meio dos picos dos Montes Roxos, projetado especialmente por feiticeiros renegados para combater criaturas e monstros. Essa profissão de bruxo, que se torna cada vez mais rara, surgiu pouco depois da Conjunção das Esferas, o cataclismo que trouxe essas aberrações – vampiros, lobisomens, carniçais, dragões, estriges, entre outros – ao mundo conhecido.

Sapkowski2010

Andrzej Sapkowski em 2010

Nobre e cínico ao mesmo tempo, Geralt foi comparado ao personagem de Raymond Chandler, Philip Marlowe. O mundo onde o enredo sucede deve muito a J.R.R. Tolkien, embora também receba influencia da história da Polônia e da mitologia eslava. Sua obra é considerada a melhor expressão da linguagem popular e coloquial da Polônia.

Sapkowski ganhou cinco Prêmios Janusz A. Zajde; três pelo conto O Mal Menor, 1990, A Espada do Destino, 1992, e "W leju po bombie" (Em uma cratera de bomba); dois pelos romances O Sangue dos Elfos, 1994, e "Narrenturm", 2002. Ele também foi o ganhador do prêmio espanhol Ignotus por melhor antologia com O Último Desejo, em 2003, e por "Muzykanci" (Os Músicos), pelo melhor conto estrangeiro, no mesmo ano. E bem antes, em 1997, Sapkowski ganhou o prestigioso prêmio Polityka Passport, que é dado a artistas que tem grandes possibilidades de êxito internacional.

Sapkowski

Andrzej Sapkowski em 2003

Em 2001, uma série de televisão, baseada na saga do bruxo foi exibida na Polônia e internacionalmente, titulada The Hexer (Original: Wiedźmin). Um filme do mesmo título compilado da série, mas ambos foram duramente criticas e foram um fracasso total.

Os livros de Sapkowski foram traduzidos para o checo, russo, lituano, alemão, finlandês, francês, italiano, eslovaco, espanhol, inglês, entre outros. A tradução brasileira da coleção O Último Desejo foi publicado em 2011 pela Editora WMF Martins Fontes.

Foi em 26 de outubro de 2007 que a desenvolvedora polonesa CD Projekt lançou The Witcher para PC, jogo baseado no universo. Recebendo posteriormente mais duas sequencia: The Witcher 2: Assassins of Kings e The Witcher 3: Wild Hunt.

Em 2012, o ministro da cultura e patrimônio nacional, Bogdan Zdrojewski, concedeu-lhe a medalha de prata Gloria Artis, dada a pessoas que se destacam particularmente no campo da criação artística, atividade cultural ou a proteção da cultura e patrimônio nacional.

Bibliografia Editar

A saga do Bruxo Geralt de Rívia Editar

Coleção de Contos Editar

Romances Editar

Trilogia Narrenturm Editar

  • Narrenturm (2002)
  • Boży bojownicy (Os Guerreiros de Deus, 2004)
  • Lux perpetua (2006)

Outros Romances Editar

  • Żmija (Víbora, 2009)

Outras Obras Editar

  • Oko Yrrhedesa (O olho de Yrrhedes, 1995)
  • Świat króla Artura. Maladie (O Mundo do Rei Artur. Maladie, 1995)
  • Rękopis znaleziony w Smoczej Jaskini (Manuscrito encontrado na Caverna de um Dragão, 2001)