FANDOM


cdp.pl Sp. z o.o. (anteriormente CD Projekt Sp. z o.o.) é uma desenvolvedora e distribuidora polonesa de jogos

1400084322-cdpr-new-logo

Logo da empresa

eletrônicos sediada em Varsóvia que foi fundada em 1994 por Marcin Iwiński e Michał Kiciński. A principal divisão da empresa é a CD Projekt RED, conhecida por desenvolver a série The Witcher, possuindo também um serviço de distribuição digital próprio chamado GOG.com.

A companhia começou traduzindo jogos ocidentais para o polonês, colaborando com a Interplay Entertainment em dois jogos da série Baldur's Gate. Quando a Interplay passou a ter problemas financeiros, um dos projetos da CD Projekt (uma versão para PC de Baldur's Gate: Dark Alliance) foi cancelado e a companhia decidiu usar seu código em seus próprios jogos. Isso eventualmente levou ao lançamento em 2007 de The Witcher, baseado nos contos e romances escritos por Andrzej Sapkowski.

Logo em seguida, a CD Projekt começou a trabalhar na versão de console The Witcher: Rise of the White Wolf, porém enfrentou problemas na produção e isso quase levou a empresa à falência. Ela posteriormente lançou as sequências The Witcher 2: Assassins of Kings e The Witcher 3: Wild Hunt, as quais foram muito bem recebidas pela crítica e público. O próximo projeto da empresa é Cyberpunk 2077, um jogo baseado no RPG de mesa Cyberpunk 2020.

A CD Projekt também distribui jogos eletrônicos através da plataforma GOG.com, estabelecida inicialmente com o intuito de ajudar jogadores a encontrarem jogos antigos. Seu objetivo é oferecer títulos livres de direitos digitais, com o serviço tendo sido expandido para englobar produções independentes e também de grande orçamento. A companhia é contra a gestão de direitos digitais em jogos eletrônicos, também esperando que conteúdos para download gratuitos se tornem um padrão na indústria, considerando a manutenção de sua independência como uma das estratégias mais importantes.

Header-Jobs-3

ExternaiEditar

Includes CC-BY-SA content from Wikipedia's CD Projekt article (authors)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.