FANDOM

Dagorad, sexto rei de Cintra, era filho de Corbett e Elen de Kaedwen. Ele se casou com Adalia com quem teve apenas uma filha, Calanthe.

Dinastia Cintrense[1] Editar

O único filho do rei Corbett e Elen de Kaedwen foi o primeiro na história de Cintra a não ter o nome iniciado com a letra "C". Ao que tudo indica, seu pai estava bêbado demais para notar que a rainha Elen batizou seu filho mudando apenas o nome de seu avô, o rei Dagread de Kaedwen. Quando ele percebeu já era tarde demais.

Dagorad subiu ao trono de Cintra aos 12 anos de idade. O tempo de seu governo foi uma grande e persistente luta pela restauração do país já que o reinado de seu pai, Corbett, foi considerado o pior período na história de Cintra. Esta luta não foi de toda parte vitoriosa.

Não apenas entre os vizinhos, tais como Brugge, Verden ou Sodden, mas também em países tão distantes como Kovir ou Kaedwen, a opinião predominante era de que "a maçã não cai longe do pé" e Dagorad não poderia aprender do seu pai nada além de embriaguez, vilania e devassidão. Esta opinião não representava a realidade, pois Dagorad era em todos os aspectos uma verdadeira negação de seu pai - ele era um homem calmo e sóbrio; modesto e pensativo; um marido e pai amoroso; um político calmo e inteligente.

A esposa de Dagorad foi - inesperadamente - a atraente viúva Adalia, princesa de Teméria, conhecida como a "Vidente". Eles tiveram apenas uma filha, Calanthe.

A única coisa que Dagorad herdou de seu pai foi a famosa paixão pela caça. E foi isto que causou sua morte aos 34 anos de idade, após sofrer um ferimento que fora negligenciado. Ele morreu por envenenamento.

Livros de Andrzej Sapkowski Editar

Big Quote Left
- (...) o filho de Corbett e Elen de Kaedwen, Dagorad, pela verde. Como devem ter notado, nas duas gerações seguintes havia apenas descendentes do sexo masculino, então o gene começou a se extinguir e já estava muito fraco. Contudo, embaixo temos uma romã e uma maçã verde: Adália, princesa de Maribor, e Dagorad, rei de Cintra. E então a filha dos dois, Calanthe, uma maçã vermelha, portadora do forte gene de Lara, ressurgido.
Big Quote Right
Batismo de Fogo

Notas & Referências Editar

  1. Informações retirada do antigo site de Andrzej Sapkowski: Disnatia Cintrense.

Monarcas de Cintra
COA Cintra

COA Cintra2

CerbinCorrelCoram ICoram IICorbettDagoradCalantheRoegnerEist TuirseachEmhyr var Emreis
Rainhas
Becca de NazairEschiva de SoddenRigoberta de LyriaFiona de TemeriaElen de KaedwenAdaliaCalanthe • "Cirilla"
Outros membros da família real
CeranCirra de CintraPavettaCirilla