FANDOM

Arquivo:Eist movie.png

Eist Tuirseach, membro do clã Tuirseach e irmão Bran Tuirseach, era tio de Crach an Craite e conde das ilhas Skellige. Ele tornou-se rei de Cintra após casar com a rainha Calanthe. Eles reinaram por 13 anos até Eist Tuirseach ser morto durante a Batalha de Marnadal quando o Império de Nilfgaard invadiu Cintra.

Dinastia Cintrense[1] Editar

Eist Tuirseach era conde (comandante naval) em Skellige. Mais tarde, ele se tornou o marido da rainha Calanthe e o rei de Cintra. Tempo depois ele também ela recebeu a coroa Skellige de forma titular, porque em Skellige "rei" era apenas uma tradição. Verdadeiramente, todo o poder estava nas mãos de duque Crach an Craite.

O casal real, Eist Tuirseach e Calanthe, em pessoa estava à frente das tropas quando o exército Nilfgaard passou pelas escadarias de Marnadal e atacou Cintra. Na Batalha de Marnadal Eist foi morto atingido por uma flecha no olho.

O corpo de Eist fora resgatado do campo de batalha e transportado para Skellige não sendo assim enterrado em uma tumba tradicional de pedra ao lado do caixão da esposa rainha Calanthe - vazio, porque o corpo da rainha não foi encontrado.

No Filme e Série de TV Editar

Ao contrário dos livros, na série, Eist morreu logo após o casamento com Calanthe, antes da invasão de Nilfgaard. Ele foi interpretado pelo ator Jerzy Piwowarczyk.

Notas & Referências Editar

  1. Informações retiradas do antigo site de Andrzej Sapkowski: Dinastia Cintrense.

Monarcas de Cintra
COA Cintra

COA Cintra2

CerbinCorrelCoram ICoram IICorbettDagoradCalantheRoegnerEist TuirseachEmhyr var Emreis
Rainhas
Becca de NazairEschiva de SoddenRigoberta de LyriaFiona de TemeriaElen de KaedwenAdaliaCalanthe • "Cirilla"
Outros membros da família real
CeranCirra de CintraPavettaCirilla