FANDOM

Wiedzmin plakat

Pôster polonês do filme

Wiedźmin (lançado mundialmente como The Hexer) é um filme polonês de 2001 dirigido por Marek Brodzki, roteirizado por Michał Szczerbic e estrelado por Michał Żebrowski. Seu enredo é baseado na série de livros homônima escrita por Andrzej Sapkowski.

O filme é, basicamente, a série de televisão de mesmo nome (até então não lançada) condensada em um corte de cerca de 2 horas de duração, recebendo diversas avaliações negativas tanto dos fãs quanto dos críticos especializados, com o próprio Andrzej Sapkowski, em uma entrevista, manifestando negativamente sua opinião sobre o filme: "Eu só posso responder com uma única palavra, e ela é bastante obscena, embora curta".[1] "Como sou um polonês católico e estamos quase na páscoa, não posso proferir palavrões", completou.[2]

A determinada série, de 13 episódios, estreou no ano seguinte, conseguindo mostrar-se muito mais coerente com os livros do que o filme, embora ainda considerada um fracasso, principalmente pela má reputação do longa. No entanto, os críticos elogiaram a trilha sonora de ambas as obras, realizada por Grzegorz Ciechowski.

Enredo Editar

O filme e a série de TV foram ambos vagamente baseados no enredo da série de livros The Witcher (livros) (A Saga do Bruxo Geralt de Rívia), de Andrzej Sapkowski.

Elenco Editar

Referências Editar

  1. [1]
  2. [2]