FANDOM

Big Quote Left
Quando eu criei Yennefer, eu queria que Geralt se desenvolvesse completamente, mas então eu decidi complicar as coisas. Eu criei uma personagem feminina que se nega a fazer parte do estereótipo da fantasia. Para o prazer do leitor.
Big Quote Right
Andrzej Sapkowski

Yennefer de Vengerberg (em polonês: Yennefer z Vengerbergu) é uma feiticeira que viveu na cidade de Vengerberg, capital de Aedirn, tendo nascido em Belleteyn no ano de 1173. Ela é o grande amor do bruxo Geralt de Rívia e uma figura materna para Ciri, além de ser uma amiga próxima de Triss Merigold.

Grã-mestra de Magia, a poderosa feiticeira era famosa e muito respeitada, sendo a mais jovem membra do Conselho Supremo. Ex-combatente de guerra, ela perdera a visão durante a 2ª Batalha por Sodden, que por fim foi recuperada através de magia. Diferente das outras magas, Yennefer não era membra de nenhum conselho real – como sua amiga Triss Merigold a serviço do rei Foltest. Às vezes, quando solicitado e por morar na capital de Aedirn, Yennefer colaborava com o rei Demawend.

Ela era uma mulher atraente e sua aparência era de uma jovem de 20 anos, embora fosse muito mais velha. Nos eventos de A Torre da Andorinha, ela revela ter 94 anos. Isto foi possível graças à substância extraída da raiz de mandrágora com o elixir impedindo o envelhecimento.

De seu pescoço pendia, numa fita de veludo, uma estrela de obsidiana com diamantes ativos incrustados. Conhecida por sempre usar preto e branco, seus volumosos cachos negros e olhar violeta eram tão marcantes quanto seu perfume lilás e groselha. Ela aparece pela primeira vez no conto O Último Desejo, do primeiro livro da série, aparecendo mais tarde nos contos O Limite do Possível, Um Fragmento de Gelo e Algo Mais, além do conto não-canônico Algo Termina, Algo Começa e todos os outros livros da Saga do Bruxo Geralt de Rívia.

Em sua infância, Yennefer sofrera tortura psicológica e agressões físicas de seus pais. Seu pai também a rejeitava por ser uma quarto-elfa – sua mãe era meio-elfa. Tais acontecimentos a levaram a tentar suicídio, cortando profundamente seu pulso e chegando a lesionar seus tendões após sua admissão na Academia de Magia em Aretuza. Graças a sua tutora Tissaia de Vries, Yennefer pôde recuperar os movimentos das mãos e ter sua deformidade corcova corrigida.

Apesar de sua história traumática envolver rejeição, Yennefer nunca abandonou o intenso desejo de ser mãe. Entretanto, ela nunca fora capaz de gerar filhos, pois seus ovários eram atrofiados e insuficientemente desenvolvidos. A propósito, a feiticeira podia ganhar uma soma elevada de dinheiro eliminando um bebê indesejado ou cobrando por um tratamento de fertilidade, porém, não era capaz de curar a si mesma.

A pedido de Geralt, Yennefer se tornou tutora de Ciri no intuito ensiná-la sobre magia para controlar seus poderes durante sua estada no templo de Melitele, em Ellander. Com a convivência, uma forte ligação entre as duas se fez e Yennefer passou a considerar Ciri como sua protegida e filha. Ciri também partilhava do sentimento e por diversas vezes chamou a feiticeira de "mãe".

Livros de Andrzej Sapkowski Editar

21130435 12156565 lz

Yennefer por JustAnor

Big Quote Left
O bruxo continuou a observá-la. Tinha o corpo de uma jovem de vinte anos, embora ele preferisse não tentar adivinhar sua verdadeira idade. Movia-se com graça natural. Não, não era possível adivinhar como ela fora antes, o que nela fora corrigido. Parou de pensar nisso; não fazia o menor sentido.
Big Quote Right
O Último Desejo
"E, repentinamente, ele [Geralt] se deu conta da verdade. Sabia. Sabia quem ela fora. Sabia o que ela se lembrava. Do que não conseguia se esquecer e com o que convivia. Sabia quem ela fora antes de ser tornar uma feiticeira. Por que o observavam frios, penetrantes, maus e inteligentes olhos de uma corcunda."
O Último Desejo[src]
"Como ela é deslumbrante!’, pensou. Tudo nela é lindo… e ameaçador. As cores que usa; o contraste entre a brancura e a negritude… beleza e ameaça. As mechas aneladas, negras como as asas de um corvo e tão naturais. As maçãs do rosto proeminentes, acentuadas por uma ruga que, nos momentos em que ela considerava apropriado sorrir, aparecia junto de seus lábios, maravilhosamente finos. As sobrancelhas, maravilhosamente irregulares sem a maquiagem com a qual ela as retocava durante o dia. O nariz, maravilhosamente comprido. As delicadas mãozinhas, maravilhosamente nervosas, agitadas e hábeis. A cintura fina e flexível, realçada por um cinto apertado ao extremo. As pernas esbeltas, que, ao andar, faziam ondular sua saia negra, dando-lhe uma forma ovalada. Linda."
Um Fragmento de Gelo[src]
"Yennefer, como a maioria das feiticeiras, era estéril. Contudo, era uma das raras que sofriam muito com tal condição."
O Limite do Possível[src]
Big Quote Left
- (...) Yennefer, em razão de certas alterações às quais foi submetido seu organismo, não está em condições de cumprir sua vocação e sofre muito por causa disso.
Big Quote Right
A Espada do Destino
"Seu coração é como a joia que decora seu colo, duro como um diamante frio e insensível, mas afiado que obsidiana, capaz de ferir."
O Sangue dos Elfos[src]
"Ciri suspirou. Os olhos de Yennefer brilhavam como raios cor de violeta e seu rosto tinha uma beleza extraordinária. Resplandecente. Desafiadora. Ameaçadora. E inatural"
Tempo do Desprezo[src]
"Eu planejo atuar sozinha, usando meus métodos, e de forma ativa, Crach, ativa. Não costumo ficar sentada chorando e segurando a cabeça com as duas mãos. Eu ajo! "
A Torre da Andorinha[src]

Histórias em quadrinhos Editar

Sua primeira aparição numa adaptação foi nos quadrinhos em 1994.

No Filme e Série de TV Editar

Wolszczak2 0olszczak2 014819d

Grażyna Wolszczak como Yennefer

No filme e série de TV The Hexer, Yennefer é interpretada por Grażyna Wolszczak.

Episódios Editar

The Witcher (PC) Editar

Embora ela nunca apareça, nem seja diretamente mencionada, os criadores do jogo fizeram inúmeras referências "escondidas" a Yennefer.

  • Na Pousada da Periferia de Vizima, Geralt pode falar com um bardo, o qual conta a ele sobre Dandelion, e sobre as baladas da música do Lobo Branco de Dandelion. Entre eles, o conto de como "Geralt casou-se com uma feiticeira e eles viveram em algum lugar nas ilhas felizes".
  • No começo do Capítulo III, Triss diz a Geralt que "a última vez que ela se sentiu dessa maneira, Geralt e uma feiticeira estavam brincado com um gênio".
  • No Capítulo IV, o taberneiro da Taberna Country em Águas Turvas fala sobre um conto a respeito de Ciri. Perto do final, ele diz que a feiticeira que o bruxo amava tentou o reviver, mas morreu no processo.
  • Se Geralt escolher Triss como a guardiã de Alvin Capítulo III, e se ele responder ao Rei Foltest que ele ama Triss quando questionado sobre o relacionamento deles, a atualização na missão Identidade diz, entre outras coisas: "Minha amnésia me previne de me lembrar nossa relação no passado, mas eu tenho a impressão que eu já amei uma feiticeira, profundamente..."
  • Na DLC "Side Effects" feita pela CD Projekt Red com parte de The Witcher: Enhanced Edition, Dandelion pergunta a Geralt durante a segunda conversa deles na prisão :" ...e quanto a você e Yennefer?" E Geralt diz a ele: " Eu não quero falar sobre isso."

The Witcher 2: Assassins of Kings Editar

Yennefer aparece em flashbacks no The Witcher 2.

Num encontro opcional no começo do jogo, Geralt (ainda sem memória) encontra os Rachadores de Crinfrid onde eles comentam que tinham a intenção de estuprar a feiticeira e não ele (durante os eventos de A Espada do Destino). Apesar disso, eles não conseguem lembrar seu nome acreditando que ela se chamava "Connifer".

No final do jogo é revelado que Yennefer está viva, mas tem amnésia assim como Geralt, e que ela se encontra no império de Nilfgaard.

Aliás, se o jogador decidir salvar Sheala de Tancarville, ela conta a Geralt onde procurar por Yennefer.

Os detalhes importantes da trama terminam aqui.

The Witcher 3: Wild Hunt Editar

Yennefer é uma das personagens principais do jogo e ajuda Geralt em sua busca por Ciri.

Entrada no Diário Editar

Tw3 journal yennefer

O bruxo encontrou a feiticeira de cabelos negros pela primeira vez uns bons vinte anos atrás. Sua amizade e os sentimentos entre eles nasceram de uma aventura em comum envolvendo um gênio e um desejo concedido a Geralt que entrelaçou seus destinos inexplicavelmente. No tempo desde então, o relacionamento deles foi, no entanto, bastante conturbado: cheio de altos e baixos, crises e separações. O amor de Geralt e Yennefer dá provas irrefutáveis da tese de que "opostos se atraem".

Poucos anos atrás, Geralt e Yennefer haviam, após uma longa separação cheia de aventuras para os dois, voltado a ficar juntos. Seu momento de repouso foi interrompido pela Caçada Selvagem, que levou Yennefer como prisioneira. O bruxo partiu imediatamente para salvá-la, mas perdeu sua memória ao fazer isso. Quando ele finalmente a recuperou, ele imediatamente voltou para sua missão de encontrar sua amada feiticeira.
As circunstâncias da reunião inicial de Geralt com Yennefer depois de dois anos foram bem diferentes do que ele havia imaginado. A feiticeira não estava apenas sã e salva, mas havia até conseguido o auxílio de um aliado inesperado e poderoso: o império de Nilfgaard.

Se Geralt fica com Yennefer em Skellige
Editar

Tumblr o2hv48asf21r3i2gwo1 1280

Um espesso ar de hostilidade reprimida reinou durante o tempo em que Geralt ficou com Yennefer em Skellige. Mais de uma vez, a feiticeira expressou nitidamente seu desprazer, sem poupar comentários, exatamente como durante os melhores anos de seu relacionamento. Porém, no final a paciência do bruxo foi recompensada e sua expedição para recuperar a máscara de Uroboros restabeleceu os laços entre os amantes novamente. O precipício que havia surgido entre eles durante a época separados parecia muito mais estreito.
Para obter as informações de que precisava, Yennefer não hesitou em recorrer à necromancia, e destruiu o jardim da deusa Freya ao fazê-lo. Se a orgulhosa feiticeira sentiu alguma culpa como resultado, então, como sempre, ela não demonstrou nenhum sinal disso.

Se Geralt decide ajudar Yennefer na missão O Último Desejo
Editar

A ideia de caçar outro gênio juntos de início não despertou o entusiasmo de Geralt, mas Yennefer tinha um motivo realmente válido para desejar isso. Se ela conseguisse forçar o gênio a reverter o desejo que a prendia ao bruxo, ela finalmente saberia se os sentimentos entre eles eram realmente amor ou simplesmente magia.

Se Geralt diz que ama Yennefer na missão O Último Desejo
Editar

Geralt yen the last wish quest
Yennefer
O gênio concedeu o pedido de Yennefer e rompeu o fio do destino que a prendia a Geralt. Por sorte, o amor deles continuou, sem a necessidade de assistência sobrenatural.
Apesar do caráter complicado da feiticeira ter tornado a vida de todos em Kaer Morhen miserável, no final foi sua determinação teimosa que levou ao fim do encantamento de Uma e à quebra da maldição de Avallac'h.
Yennefer sempre acreditou que alguns fins justificam meios não muito aceitáveis. E, quando ficou claro que o resgate de Ciri necessitaria da ajuda de Philippa Eilhart e das outras feiticeiras da detestada Estada, ela ignorou os seus ressentimentos e convenceu Emhyr a dar-lhes anistia.

Notas Editar

GaleriaEditar